A Casa da Torre

A Casa da Torre convida-o a descobrir a beleza natural da região Minho.

A Casa da Torre ilustra a beleza típica da região do Minho, uma propriedade de traça peculiar, toda ela edificada em granito, é objecto de referência em vários livros e artigos sobre o património edificado desta região, e nela está envolvida toda uma história patrimonial e familiar.

As suas origens remontam à época medieval, sendo mais tarde reconstruída no século XVIII. Permaneceu sempre no seio familiar, passando de geração em geração e actualmente os anfitriões são um jovem casal, Teresa e Miguel, netos do anterior proprietário.

Ao longo dos tempos foram efectuadas diversas intervenções de restauro para a obtenção de maior comodidade, conforto e modernidade, mas preservando sempre a traça e a beleza original da casa.

Situada num belíssimo lugar, onde os campos do Minho ostentam a sua preciosidade verdejante, neles estão implantados o alpendre e a eira, onde outrora secavam os cereais, e ainda um grande e bonito espigueiro, onde os mesmos cereais eram depois guardados, principalmente o milho.

Abadim, é uma terra de gente afável, alegre, de grande simplicidade e hospitaleira, grande parte desta comunidade vive da agricultura e pastoricia exercida de uma forma ainda bastante rudimentar, pelo que com grande regularidade se pode observar vacas e cabras a pastar em campos vizinhos.

A três kms da Casa da Torre e ainda na cercania de Abadim poderão ser visitados os vários moinhos movidos a água, mandados construir pelo Rei D.Diniz e denominados por Moinhos de Rei, estes encontram-se espalhados por um extensa área florestal protegida com o mesmo nome.

Ainda em Moinhos de Rei destacamos a Levada de Víbora, toda ladeada em pedra onde a água desliza de uma forma suave e cristalina ao longo de alguns kilómetros, sem dúvida um passeio agradável é acompanhar o curso da mesma a pé; a pequena Barragem do Oural proporciona banhos refrescantes e por fim um piquenique aproveitando os vários equipamentos disponibilizados no local, como é o caso das churrasqueiras, das mesas e bancos de madeira, dos bebedouros, e tudo a coberto da sombra de muito arvoredo....sempre em comunhão com a Mãe Natureza.